Tratamento Para Fibroses - Pós operatório de Cirurgias Plásticas


Uma condição que frustra pacientes que fazem principalmente as cirurgias de lipoaspiração e abdominoplastia é o surgimento de Fibroses e aderências. Elas surgem na fase de reparo tecidual (cicatrização) mas não podem permanecer, sendo consideradas parte do resultado final.


  • Mas o que é Fibrose?
A Fibrose é formada pela deposição de tecido cicatricial (predominantemente colágeno) excessivo e desorganizado, que se não tratado leva a formação de contraturas, gerando um desconforto muito grande ao paciente (sensação que a região está “presa”) e uma aparência inestética (como a da foto) que deixa os pacientes insatisfeitos.

É muito importante aplicar técnicas específicas após a cirurgia para prevenir e tratar essa deposição de tecido desorganizado.
Em quais cirurgias as Fibroses surgem com mais frequência?
As cirurgias que geram um maior dano tecidual, a Lipoaspiração, Lifting Facial e Abdominoplastia.

DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL NÃO TRATA FIBROSES E ADERÊNCIAS !

Muitos(as) pacientes me procuram para tratar a fibrose pois não perceberam melhora do aspecto ou do desconforto mesmo fazendo muitas sessões de Drenagem.
  • Então como é o tratamento?
Uma das técnicas empregadas que é totalmente manual,~e demominada Liberação Tecidual Funcional (LTF). A uma tensão mecânica aplicada promove um estiramento e mobilização tecidual miofascial (respeitando as características cicatriciais) que modifica a estrutura do colágeno depositado desordenadamente, reorganizando-o. Ao final da sessão o paciente consegue perceber a melhora da contratura tecidual e o alívio no desconforto que estava sentindo. Com poucas sessões a melhora já é muito significativa. Muitos pacientes recebem alta,com apenas 5 sessões.
  • A técnica só funciona em Fibroses recentes?
Nos casos recentes, sem dúvida a resposta é mais rápida do que em casos de Fibroses tardias. Mas mesmo na fibrose tardia, consegue-se uma melhora do aspecto inestético.


  • A técnica é parecida com outros tipos de Massagens Manuais, como Modeladora ou redutora?
Não. As massagens modeladoras e redutoras são técnicas que visam a mobilização tecidual focada no remodelamento do tecido adiposo. Os movimentos empregados são de compressão, amassamento, rolamento, totalmente diferentes dos aplicados para as fibroses. Esses devem seguir um direcionamento específico de acordo com a resistência apresentada pelo tecido. Infelizmente alguns profissionais acreditam que Fibroses podem ser tratadas utilizando movimentos parecidos com os da modeladora, o que acaba gerando dor e agressão ao tecido cicatricial, que em alguns casos, piora ainda mais o aspecto e resistência das Fibroses 
  • E em relação aos aparelhos estéticos (radiofrequência, carboxiterapia, manthus...) para tratamento de Fibroses?​
Quando fiz minha pós graduação há 9 anos, aprendi que deveria utilizar esses recursos para tratar Fibroses. Mas sinceramente, não observava resultados, o que frustrava a mim e as pacientes.Hoje utilizo a técnica de liberação miofascial manual e consigo resultados bem satisfatórios.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Melhorar a Sensibilidade após a Cirurgia Plástica

Pós Operatório de Lipo de "Papada" e Lifting Facial